Sites Grátis no Comunidades.net
Universo e Amostra
Universo e Amostra

1.2.1 Universo

O conjunto de elementos sobre os quais se pretende inferir neste estudo, relacionando com os objectivos pretendidos, são as pessoas que frequentam o Vitaminas&Companhia no concelho de Almada e do Seixal, com idade superior a 15 anos.

1.2.2. Dimensão da Amostra, Erro Amostral e Grau de Confiança

A amostra é uma parte do universo ou população e possui as mesmas características deste.

A necessidade de trabalhar com uma amostra deve-se ao facto de ser impossível ou extremamente difícil pesquisar todo o universo.

De seguida, apresentam-se os cálculos efectuados para determinar a amostra no estudo em causa, ou seja, determinou-se a dimensão estatística óptima da amostra, com base na fórmula:

 

                                               n = dimensão da amostra

                                               e = erro máximo amostral

                                               Z = n.º da distribuição normal

                                               p = 0,5

 

O grau de confiança utilizado significa que no estudo de 100 amostras diferentes 95 delas (se esse for o grau de confiança utilizado) iriam ter valores situados dentro do intervalo. Quanto maior, mais precisão se obterá. É importante referir que estes valores devem ser adaptados ao estudo e aos recursos disponíveis.

O erro amostral é um erro estatístico definido pelo investigador e, consoante o estudo a realizar, pode ser alterado para uma melhor gestão do processo. O erro amostral vai determinar a variação nos valores dos resultados obtidos, ou seja, com um erro de 5%, vai obter-se uma variação de 5% maior ou menor, ou seja, o seu valor pode oscilar 5 pontos percentuais positivos ou 5 pontos percentuais negativos.

Quanto menor o erro menos oscilações nos resultados podem existir.

             Para o estudo em causa, foi definido um erro amostral de 11%, que é significativamente elevado. Esta situação deve-se ao facto de se tratar de um trabalho académico, onde o principal objectivo é aplicar os conhecimentos leccionados e para o qual os recursos, quer de orçamento, quer de tempo, são limitados.

Aplicou-se a fórmula estatística de cálculo, com os valores definidos:

 

e = 11%                                  Z = 1,96                      p = 0,5

 

 

O grau de confiança utilizado é de 95%, o que significa que o para o cálculo se utiliza um desvio padrão de 1,96. Foi definido este valor porque é o que minimiza o erro.

 

 n = 0,5 x (1-0,5) x 1,962 / 0,112   (=) 80  

 

        Concluindo, a dimensão da amostra vai ser 80, o que significa que serão realizados 80 inquéritos.